Link

Visite também meu outro blog: http://opensadorespiritual.blogspot.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aos Amigos e "Amigos"

A amizade existe plenamente
Quando nada é pedido em troca
Quando nada é dado de volta
Doações e pedidos são espontâneos

A amizade não requer interesses escusos
Nem regalias materiais
O básico requisito envolvido
É o sentimento de fraternidade

Pelos frutos se conhece a árvore
Pelas ações se conhece o homem
Pelo caráter se admiram os amigos
Uma admiração que trará proximidade

A proximidade induz ao comprometimento
O comprometimento leva à união
A união traz o afeto
E o amigo passa a ser um irmão

Da minha tenra idade até o início da vida adulta
Pensava eu ter vários amigos
Pois neste período, as galhofas e os risos fáceis
Confundem companhia com amizade

Amizade requer companhia
Mas a segunda é subconjunto da primeira
Amizade é algo muito mais complexo
Do que simples e pueris brincadeiras

As vezes, no mesmo círculo de pessoas
Ao virar as costas, falam mal de nós
Ao virarem as costas, falamos mal deles
Porém, de ambos os lados, se ouve: "É meu amigo!"

Tal situação presente
Implica amizade aparente
É como perigosa serpente
Cujo veneno paralisa o coração da gente

Perigosa e necrosante situação
Onde maus pensamentos ocorrem de ambos os lados
Talvez o melhor seja o afastamento
Do que a prática de uma recorrente hipocrisia

Aos que me fizeram companhia
Fico grato pelo riso fácil que promovi ou recebi
Sei que para vocês e para mim foram sensações etéreas
E portanto, meramente descartáveis

Tal relato parece rancoroso de minha parte
E rancor assemelha-se a veneno
É exatamente esse o intuito desta escrita
Expurgar os últimos resquícios desta mortal substância

O tempo que passa te traz alguns benefícios
Um deles é aprender a separar o joio do trigo
A falsidade da verdade
O coleguismo da amizade

Aos amigos que não são "amigos", não necessito agradecer
Pois minhas ações denunciam meu afeto
E suas atitudes atestam o afeto recíproco
Cuja natureza real perdura por toda a vida

Fernando Luiz

3 comentários:

  1. 'Amizade é bem mais que essa conta conjunta afetiva'



    Recomendo "Da Amizade" de Milton Dias. Encontra-se no livro : Cartas sem resposta.


    adorei o texto, está pegando o jeito pra coisa.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo

    Amizade é tudo
    aquilo que um dia
    sendo solidão,
    se faz plenitude em nós,
    pelos olhos de alguém...


    Sua amizade é preciosa para mim.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito! Super expressivo, amizade é tudo de mais importante na vida de uma pessoa..

    Mariana Costa e Rebeca Castro 2ºD

    ResponderExcluir